Buscapé

sábado, 13 de agosto de 2011

PREZUÍZOS PARA A SAÚDE - INVERSÃO TÉRMICA


Inversão térmica
Trata-se de uma condição meteorológica na qual uma camada de ar quente se sobrepõe a outra mais fria, o que também dificulta o afastamento dos poluentes presentes nas áreas mais próximas da superfície.     

PARA RESPIRAR MELHOR 

Medidas para amenizar os efeitos do tempo seco e da poluição

Beba mais água
Desidratada, a mucosa que reveste o nariz, a boca e a garganta perde capacidade de expelir agentes externos, como poluição, vírus e bactérias. O ideal é ingerir, no mínimo, um copo a cada três horas.
Hidrate os olhos e lave o nariz
Colírios com composição semelhante à da lágrima, disponíveis nas farmácias, evitam irritação e infecções em dias muito secos. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico.
Utilize umidificador
O ideal é usar entre 10h e 16h, quando a umidade é mais baixa. Atenção com a limpeza do aparelho, para que fungos e bactérias não proliferem. Na falta dele, coloque no ambiente uma bacia de água ou toalha molhada.
Limpe o chão com pano úmido
O tecido é melhor que a vassoura e o aspirador, que acabam espalhando a poeira no ambiente.
Evite atividades ao ar livre
Se estiver em parques, por exemplo, fuja do período que vai das 10h às 16h. Se for se exercitar em ruas e avenidas, evite os horários de pico do trânsito.
Use ar-condicionado
Embora resseque um pouco o ar, estudos mostram que o uso de ar-condicionado com filtros novos e limpos reduz em até 40% a quantidade de partículas suspensas nos cômodos em que está instalado.
Prefira morar em andares intermediários
Em um prédio, enquanto os andares mais baixos estão mais expostos à poluição emitida pelos carros, como as partículas finas e o monóxido de carbono, os mais altos sofrem com as concentrações de ozônio. Apartamentos intermediários, entre o 4º e o 6º andar, tendem a registrar melhor qualidade de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário